Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião
Igreja de São Sebastião - Comunidade da Caiana

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Papa preside a liturgia da Quarta Feira de Cinzas

O papa Bento XVI presidiu nesta quarta-feira, na igreja de  Santa Sabina, no Aventino, a liturgia da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma para os católicos, 40 dias antes da Semana Santa e da Páscoa. Também participaram da cerimônia vários cardeais, que realizaram o ritual de marcar com cinzas uma cruz na testa, pronunciando a frase bíblica: "Tu és pó e ao pó retornarás", ou "Converterdes e crede no Evangelho" .

 Pela manhã, o Papa lembrou aos cerca de 7 mil peregrinos que lotavam a Sala Paulo VI do Vaticano que, na Igreja antiga, a Quaresma era o tempo no qual os catecúmenos iniciavam seu caminho de fé e conversão para receber o batismo. "A Quaresma é uma época favorável à conversão dos corações", disse.

O Papa denunciou o "deserto" do mundo pelo qual peregrina a Igreja, assim como "a pobreza de palavras de vida e de valores", além do "secularismo e da cultura materialista, que confinam a pessoa ao horizonte mundano da existência, sem nenhuma referencia ao transcendente", disse. "Neste ambiente, o céu sobre nós é escuro, porque está coberto pelas nuvens do egoísmo, da incompreensão e do engano", acrescentou.
"No entanto, também para a Igreja de hoje o tempo do deserto pode se transformar em tempo de perdão, já que temos certeza que mesmo da rocha mais dura, Deus pode fazer brotar a água viva que refresca e restaura", disse. A partir de domingo o pontífice cumprirá a tradicional semana de retiros espirituais, pelo que as audiências públicas estarão suspensas.

Fonte: Rádio Vaticano.